Criadores de sites são ferramentas ou aplicativos que permitem que as pessoas criem e desenvolvam seus próprios sites sem ter conhecimento avançado de programação.
Alguns dos criadores mais conhecidos são o Wix, Shopify, Squarespace e o Weebly.
Existem, porém, algumas boas razões para que sua empresa se mantenha distante dessas plataformas e prefira contratar um profissional especializado para desenvolver o website. Algumas das principais razões incluem:
Falta de propriedade dos dados
Alguns geradores de sites podem exigir que você use sua plataforma e não deixar que você exporte os dados de seus clientes. Isso pode ser um problema para algumas empresas que precisam ter acesso a esses dados ou apenas queiram hospedar seu site em outro servidor.
Além disso, por ser proprietária dos dados contidos na plataforma, em caso de falência ou até mesmo de problemas técnicos, a empresa pode simplesmente tirar seu site do ar, causando enormes prejuízos a sua empresa que ficará sem presença na internet da noite para o dia.
Personalização limitada
Os geradores de sites geralmente oferecem modelos pré-fabricados que podem ser personalizados. As opções de personalização porém, costumam ser limitadas e não permitir que você crie um site que seja único, diferenciando sua empresa de seus concorrentes.
Problemas com pesquisas do Google
Geradores de sites quase nunca oferecem as melhores opções de otimização para mecanismos de busca. Isso pode afetar sua capacidade de ranquear bem nos resultados de busca, fazendo com que os clientes nunca encontrem seu site nas pesquisas.
Servidores de baixo desempenho
Sites hospedados com construtores geralmente são alocados em servidores com milhares de sites que dividem pelos mesmos recursos do hardware. Com isso a velocidade de carregamento do site pode cair consideravelmente, principalmente se o site tiver muito acesso.
Tais lentidões, além de afetarem a experiência do usuário, que muitas vezes pode até desistir e abandonar o site, também vão interferir no ranqueamento do site no Google, já que a velocidade de carregamento é um dos fatores mais importantes para o Google na hora de fazer o ranqueamento.
Problemas de compatibilidade
Alguns geradores de sites podem não ser compatíveis com todos os dispositivos e navegadores, o que pode afetar a experiência do usuário e a capacidade de sua empresa de alcançar seus clientes.
Falta de controle sobre o código e funções
Geradores de sites geralmente oferecem limitado controle sobre o código-fonte e a estrutura do site, o que pode dificultar a personalização e a escalabilidade do site.
Além disso, nada garante que os contratos de prestação de serviço não serão alterados no futuro e com isso valores sejam ajustados e recursos deixem de funcionar.
Suporte limitado
Criadores de sites normalmente oferecem suporte limitado ou até mesmo nenhum suporte, o que pode deixar sua empresa vulnerável caso ocorra problemas de segurança ou dificuldades para resolver problemas de design e programação.
Escalabilidade limitada
Geradores de sites podem não oferecer suporte para funcionalidades avançadas ou escalabilidade para crescimento futuro, o que pode tornar difícil para uma empresa adaptar o site às suas necessidades futuras.
Baixa ou nenhuma integração
Geradores de sites geralmente têm limitações de integração, o que significa que você pode não ser capaz de integrar o site com outras ferramentas e plataformas, como CRM, Automação de Marketing, e-commerce, entre outras, limitando a capacidade de usar recursos avançados para gerenciar sua empresa.
Ausência de conhecimento técnico
E por fim temos o fator mais importante de todos, a falta de conhecimento técnico por parte de pessoas que não estudaram para ser um web designer.
Desenvolvedores de site não são pessoas que apenas vão fazer um site “bonitinho”. Profissionais utilizarão de todo seu conhecimento técnico e de mercado para aplicar diversas estratégias de marketing e design a fim de maximizar a conversão de visitantes do site em clientes reais, algo que nem sempre pode ser alcançado quando desenvolvido por uma pessoa leiga no assunto.
Com isso, a criação de um site em um construtor pode acabar por ser apenas uma enorme perda de tempo, já que muitas horas (se não dias) serão consumidos em um projeto que não trará resultados práticos na venda.
A alguns anos atrás eu fiz um site no Wix para minha clínica e de fato o resultado não foi dos melhores.
Para piorar, um concorrente da mesma região deve ter visto e gostado do meu site e fez um praticamente igual na mesma plataforma.
Como não é um designe personalizado, eu se quer podia reclamar.
Estava pensando em sair do Wix e seu artigo abriu minha mente. Manteremos contato!
Eu fiz um site pra minha empresa de confeitaria quando abri ela. Não tinha dinheiro pra investir em site, então foi minha única alternativa.
Anos depois consegui guardar um dinheiro para fazer esse investimento e não me arrependo já que os resultados foram bem melhores.
Acho que as pessoas tem que ver o Wix como um início, não como um fim. Comecem por lá se não tiverem verba, mas quando possível, façam algo profissional. Seu negócio agradecerá.