Como a hospedagem de site afeta suas vendas e seu posicionamento no Google

Hospedagem de site - Posicionamento no Google

Você alguma vez já entrou em um estabelecimento comercial com interesse em um produto ou serviço, mas demorou tanto para ser atendido que se irritou e foi embora?

Se você é uma pessoa ansiosa como eu, com certeza respondeu sim!

Agora se sua resposta foi não, parabéns, você é uma pessoa paciente.

Mas saiba de uma coisa. No mundo atual, onde tempo é dinheiro e as coisas acontecem tudo muito rápido, as pessoas impacientes são a maioria.

Dito isso, você não vai querer perder vendas para clientes impacientes porque você demorou em atendê-los, não é mesmo?

Pois bem, quando você contrata uma empresa de hospedagem para o seu site que não oferece uma tecnologia de ponta, é exatamente esse erro que você está cometendo!


O surgimento dos servidores compartilhados

Uma hospedagem de sites nada mais é do que um computador ligado 24 horas que tem seu site armazenado e que o disponibiliza para acesso de outras pessoas na internet.

Pensando de maneira prática, você nem mesmo precisaria contratar uma empresa especializada para ter seu site na internet. Bastaria você montar seu próprio servidor na sua empresa, instalar alguns softwares que lidariam com o acesso de terceiros, conecta-lo na internet, e pronto.

Parece fácil né? Mas não é bem assim.

Seu servidor poderia ter que lidar com milhões de requisições externas, precisando de processadores e memórias muito poderosas e caras. Os softwares custariam uma boa verba mensal em licença, e sua internet teria que ser da melhor qualidade possível para aguentar o “tranco”.

Isso sem contar que você teria que contratar um profissional de segurança de redes, de manutenção de computador, entre outras coisas, para lidar com todos os percalços que certamente surgirão pelo caminho.

Dito isso, o que parecia fácil, agora não parece mais, não é mesmo? Ter um servidor próprio é muito caro e trabalhoso.

Pensando nisso, desde os primórdios da internet, surgiram as empresas oferecendo hospedagem em servidores compartilhados.

A grosso modo, um servidor compartilhado nada mais é que uma máquina com milhares de sites instalados nela, de forma que os proprietários desses sites dividam os custos do servidor entre si, possibilitando ter um site na internet de forma extremamente barata.

Com certeza você já deve ter visto por aí anuncio de empresas oferecendo hospedagens pelo preço de um X-Burguer do McDonalds.

Não existe nada de errado nisso. Essas hospedagens baratinhas ajudaram a pavimentar a internet, oferecendo espaço de hospedagem para muitos microempresários que queriam dar seu primeiro “oi” na internet.

Mas não podemos deixar de ter em mente que o fato de dividir um site com milhares de outros no mesmo servidor, cobrará um preço alto de quem está na internet para ganhar dinheiro, e não para “ser mais um”.


O problema da hospedagem compartilhada

Se você mora em cidade grande e trabalha em horário comercial, provavelmente passa constantemente pelo desagradável momento de ter que encarar congestionamentos e demorar para chegar a algum lugar muito mais tempo do que demoraria se tivesse trafegando pelo mesmo local, só que em outro horário.

Isso acontece porque as ruas não têm faixas infinitas. Elas comportam em sua maioria uma ou duas faixas paralelas.

Quando você tenta passar milhares de carros por ali simultaneamente, você gera um afunilamento, e quem vem atrás tem que ficar esperando quem está na frente, passando de pouquinho em pouquinho.

Em uma hospedagem compartilhada, esse afunilamento ocorre o tempo todo!

Com milhares de sites hospedados em uma mesma máquina, ela terá que processar tantos dados em seus processadores e memória, que muitas vezes não conseguirá, e isso irá gerar lentidão.

Esse afunilamento também pode acontecer na internet dessa máquina, que pode não comportar tantos dados sendo enviados e recebidos ao mesmo tempo.

Além disso tem a questão da segurança. Em uma hospedagem compartilhada, se um dos sites ali hospedados é infectado com vírus ou é vítima de tentativa de invasão, todos os demais estarão vulneráveis.

Isso tudo, além de gerar uma péssima experiência para o usuário que acessa o seu site, irá te penalizar nas pesquisas do Google.

Comparação de desempenho de site hospedado em um servidor compartilhado e dedicado

Comparação de desempenho de um mesmo site hospedado em um servidor compartilhado (esq) e dedicado (dir)


A perda de posicionamento nas pesquisas do Google.

Em 2010, por meio desse comunicado (veja aqui), o Google informou todos os usuários de que a velocidade de carregamento do site seria um fator levado em consideração na hora de ranquear nas pesquisas de seu mecanismo de busca.

Isso não quer dizer que se você colocar seu site em um servidor bom ele automaticamente ficará bem ranqueado, afinal, o Google leva em consideração centenas de fatores para organizar essa listagem.

No entanto, isso significa que se você estiver com um servidor ruim, você certamente será penalizado com perda de posições nas pesquisas.

Isso ocorre porque o Google se importa com a experiência dos usuários.

A plataforma quer indicar para os clientes sites que sejam bem projetados, leves, rápidos e seguros. Se seu site não tiver tudo isso, a plataforma não estará “motivada” a recomendar seu conteúdo.

Como sabemos, mais de 90% dos usuários que fazem uma pesquisa na internet não passam da primeira página da pesquisa, ou seja, perder posições no Google é perder clientes, perder dinheiro!


Que hospedagem devo escolher para meu negócio?

Para um leigo é muito difícil identificar se um servidor é bom ou ruim, ou até mesmo qual plano escolher dentro de uma empresa de hospedagem boa.

Não existe uma regra aqui, e tudo dependerá do tamanho, tecnologia e demanda de recursos de seu site.

Sendo assim, a dica aqui é simples. Procure sempre a ajuda de um profissional de desenvolvimento de site na hora de escolher seu servidor.

Hoje existem planos como os de “servidores VPS” que são muito mais acessíveis do que os servidores dedicados e conseguem atender a gigante maioria dos clientes.

Agência Grifo, eleita a melhor empresa de Web Design do Brasil.

Sua empresa precisa de um site profissional que impulsione seus negócios?
A Grifo tem a solução: equipe capacitada e preço acessível para transformar seu site em um investimento lucrativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *