No universo da internet, o SEO é fundamental para pessoas que têm dificuldade para conseguir seus clientes, sobretudo a indivíduos que trouxeram seus produtos ao meio digital recentemente. A esse tipo de pessoa, ficar por dentro do SEO para poder aproveitar todos os benefícios que a plataforma consegue fornecer é fundamental.
Portanto, se você é daqueles que não fazem ideia de como usufruir de tudo isso, este artigo se encaixa perfeitamente com a sua pessoa. Lendo isso, você conseguirá entender o que é o SEO e sua influência no Marketing Digital. Venha comigo.
O que é o SEO?

A sigla SEO significa significa “otimização para motores de buscas” (Search Engine Optimization). Ela possui como principal objetivo aumentar o alcance de uma página, a fim de que quando alguém pesquisar por produtos que você tenha disponível para comércio, sua marca estará nas primeiras posições de busca no Google.
O mecanismo se apropria da junção de algumas estratégias, como o uso de palavras-chave bem produzidas, com um conteúdo bem feito a fim de fazer com que determinada marca ganhe destaque em meio a outras. Assim, os proprietários dessa marca serão capazes de executar um planejamento que consiga chamar novos clientes. Basicamente, é a primeira coisa que deve ser pensada quando se trata de Marketing Digital.
O SEO é corriqueiramente confundido com o SEM (Search Engine Marketing). Na verdade, o SEO representa um dos dois setores do SEM. A fim de curiosidade, o outro setor é de links pagos para acelerar os ganhos com o Marketing online.
Vale lembrar que o SEO é muito importante para o desenvolvimento da marca, mas também necessita de um conteúdo relevante. Assim como um conteúdo necessita de alcance para não ter seu sucesso comprometido, caso o conteúdo tenha o alcance, mas ao mesmo tempo não tem o uso adequado de palavras-chave, ou não apresenta a formatação ideal, a tendência é que os espectadores se afastem desse projeto e, dessa forma, seu produto entra em risco.
E o que o SEO pode fazer para me ajudar?
Aqui, serão listados três tópicos que lhe mostram como o SEO pode colaborar com o crescimento do seu negócio.
Primeiramente, citarei o aumento da credibilidade da sua marca. Quanto maior o alcance da sua empresa, mais autoridade a mesma vai acumulando. À medida que se amplia essa autoridade, a marca vai ganhando confiança por parte do algoritmo do Google e, sobretudo, do público em geral. Assim, quanto maior sua visibilidade, maior sua motivação para produzir conteúdo cada vez melhores.
Em segundo lugar, o fornecimento de informações sobre as vendas. Com o SEO, ele pode informar dados demográficos dos clientes, a palavra-chave que o levou ao produto que comprou e, ainda, produtos que procurou antes de chegar ao que efetuou a aquisição. Com esses dados, você pode refazer suas estratégias de venda com uma maior convicção de que está no caminho certo.
E, por fim, listarei as ferramentas essenciais que auxiliam o cliente ao usar o SEO. São eles:
Keyword Planner: Verificação do volume de palavras-chave;
Google Trends: Apontam as tendências de mercado;
GooglePageSpeed: Melhora a velocidade de carregamento do seu site.
SEMrush: Analisa a concorrência e busca para que o público pesquisa. Parcialmente pago;
Yoast: Analisa o conteúdo criado. Aponta o que deve ser alterado para otimização do SEO.
Assim, caso você consiga seguir todas as dicas aqui apontadas e utilizar as ferramentas, você possui grandes chances de conseguir desenvolver um grande SEO!
2 Comments
Se eu contratar vocês, vocês colocam minha empresa na primeira página?
Quanto custa?
Olá Livia.
Se alguém ou alguma empresa PROMETER colocar o site da sua empresa na primeira página, fuja!
Digo isso porque são dezenas, se não centenas os fatores que são levados em conta pelo Google para organizar as posições das páginas nas pesquisas, e alguns desses fatores fogem do controle dos programadores, ou simplesmente são desconhecidos, já que o Google nunca mostrou publicamente seus algoritmos.
O que nós profissionais sabemos sobre SEO, são baseados em estudos de observação, testes e adequações as boas práticas das linguagens de programação.
Dessa forma, melhoramos a qualidade do site, para deixa-lo mais “atraente” para os mecanismos de busca, o que irá melhorar sua posição.
Sendo assim, se alguém garantir uma primeira página, essa pessoa está mentindo para você, ou pior, ela pode utilizar técnicas proibidas pelo google, as chamadas “black hat”, que podem resultar em uma “expulsão” eterna do seu site das pesquisas.
Sendo assim, esse profissional cheio de promessas, já se mostra alguém que não merece sua confiança, então você deve evita-lo.
Nós da Grifo temos uma larga experiência em otimização de sites, com grandes resultados conquistados e comprovados.
Caso tenha interesse em nosso trabalho, entre em contato que aprofundaremos esse debate para que você entenda melhor nossa metodologia.
Um abraço!