“Employer branding” ou marca empregadora: quanto maior a empresa, mais importante é o engajamento nas redes sociais. Acredito que esse é de fato o "pulo do gato". Atualmente o LinkedIn é a maior plataforma profissional do mundo e traz as ferramentas ideais para colocar esse conceito em prática.
Quanto mais envolvemos os funcionários, os empoderamos, e entregamos ferramental, inspiramos e comunicamos a eles qual é a proposta de valor e a missão da empresa, mais participativos e propensos a projetar a empresa publicamente - e alavancar novos clientes/projetos. Todos ganham!
Nos diversos projetos que atuei tanto como consultora de marketing ou especialista em comunicação, em pequenas, médias empresas e multinacionais, notei que esse movimento dos funcionários irem às redes, acontece com mais frequência em momentos que eles se sentem reconhecidos e/ou recompensados, e quando se sentem surpresos positivamente em relação à empresa.
Por exemplo, um brinde da marca ou presente de aniversário bem pensado, alinhado com a proposta da empresa e da cultura.
A empresa ganha mais notoriedade como um todo. É por isso que o Marcio Fernandes já dizia: 'A Felicidade dá lucro"! Com essa estratégia aplicada de forma estruturada e recorrente, aliada com um bom ambiente de trabalho, o engajamento é crescente.
As atividades de branding com foco em marca empregadora podem ser mal orientadas se as necessidades de negócios de longo prazo não forem totalmente compreendidas. Entenda que tipos de competências a organização precisa para entregar no plano de negócios.
Definir o peso entre o talento atual e futuro, com base nas necessidades do negócio e nas competências críticas. Quantos recursos uma organização deve gastar para atrair novos talentos versus reter e desenvolver talentos atuais? Defina os grupos-alvo externos principais e secundários que precisam ser alcançados.
Depois de definir os grupos alvo externos e internos principais e secundários, compreenda-os completamente. As organizações devem usar pesquisas para entender o que esses grupos acham atraente. Os empregadores também devem conhecer as percepções atuais dos grupos-alvo sobre a organização e saber em que estágio do processo de decisão elas estão. Quanto mais profunda a compreensão dos grupos-alvo, mais eficaz será a comunicação.
Uma proposta de valor do empregador deve ser a base para toda a comunicação externa e interna com o talento. A otimização do EVP significa garantir que ele inclua atributos e temas de comunicação que sejam atraentes, confiáveis, sustentáveis e que permitam a diferenciação a longo prazo.
Uma vez que as organizações saibam o que é importante para os negócios, compreendam os grupos-alvo e otimizem o EVP, encontrem maneiras de medir o impacto e definir objetivos. Ao selecionar os KPIs corretos que medem, por exemplo, a atratividade de uma empresa, e a associação de marcas, é o momento de definir metas anuais. Quando essas metas forem atingidas, o empregador saberá que a marca está se movendo em uma direção totalmente alinhada às necessidades do negócio.
A pesquisa indica em que estágio do processo de decisão estão os grupos-alvo, e essa informação permitirá que as organizações determinem onde o foco principal deve estar: na conscientização, consideração ou desejo. Esse conhecimento fundamental permitirá que as empresas otimizem a seleção de canais de comunicação e levem ao melhor ROI possível.
Muitos dos componentes de um plano de branding anual do empregador - as necessidades do negócio, a definição e os insights do grupo-alvo, o EVP, o mix de comunicação, os objetivos, as principais estratégias e os KPIs - estão agora em vigor, então o plano começa solidificar. O único componente restante é o plano de atividades - quais atividades uma empresa deve implementar e quando.
Com base no EVP e nos canais de comunicação selecionados, as organizações agora precisam desenvolver ideias de comunicação que tenham o maior impacto possível nos grupos-alvo e separem a empresa da concorrência. Essas ideias e conceitos de comunicação devem ser testados com grupos menores (setores com perfil early adopter) antes de serem totalmente executados.
Com as ideias de plano e comunicação implementadas, execute e acompanhe continuamente. Usando os KPIs corretos e atualizando-os regularmente de acordo com os objetivos, é possível corrigir e otimizar, quando necessário, e, com isso, atender às necessidades de negócios da empresa.