A importância do Google Ads na estratégia de Marketing Digital de sua empresa.

anunciogoogleads

Quando você resolve visitar um amigo, você não vai simplesmente até a frente da casa dele e fica esperando que ele note que você está ali.

Para ser recebido, você terá que informá-lo de alguma forma, seja tocando a campainha, ligando para avisar que chegou, ou qualquer outra forma que anuncie sua presença.

Quando uma empresa ou profissional cria um site, ele passa por algo parecido. Ele precisa anunciar para seus clientes que ele está ali, do contrário o site não receberá visitas e qualquer estratégia de marketing focado nele estará fadada ao fracasso.

As formas como seu cliente pode tomar conhecimento da existência do seu site são várias, mas hoje vamos falar de uma específica, o Tráfego Pago, mais especificamente dos anúncios feitos pelo Google Ads (antigo Google Adwords).


O que é o Google Ads?

O Google Ads é uma plataforma de anúncios do Google, ou seja, é o serviço de “Links Patrocinados”.

Através dele você pode pagar para aparecer nas primeiras posições do mecanismo de pesquisa, ou até mesmo para ter seu anuncio exibido dentro de sites de parceiros da plataforma ou em vídeos do Youtube.

Ao se montar uma campanha de forma correta, o seu site começará a receber bastante tráfego qualificado. E fique atento a essa palavra, “QUALIFICADO”!


O que é um público qualificado e como obtê-lo?

O público qualificado é aquele que tem maiores chance de adquirir seus produtos ou serviços.

Quando se faz um anúncio no Google, você potencialmente pode levar ao seu site milhares de visitantes, mas é preciso ter em mente que o importante não são quantas pessoas você atrai, e sim quem você atrai.

O Google não cobra pelo número de vezes que seu anúncio é exposto na plataforma e sim pelo número de vezes em que alguém clica no anuncio e é direcionado para o seu site.

Dessa forma, se a campanha conseguir filtrar as pessoas que irão clicar no link, priorizando aquelas que realmente podem ter interesse no seu produto ou serviço, melhor!

Isso pode ser feito com base em um texto bem pensado para o anúncio, ou até mesmo utilizando vários recursos que o Google Ads disponibiliza, como exibir o anúncio apenas em determinadas regiões, filtrando faixas etárias e até mesmo programando o horário e dia de exibição do anúncio.

Em alguns casos, pode até ser interessante revelar o valor do produto ou serviço já no texto do anúncio, evitando que pessoas que estejam procurando por itens de valores diferentes, cliquem no anuncio e aumentem os custos da campanha de forma desnecessária.


Porque investir em uma campanha de Google Ads?

O Google Ads é o mecanismo de publicidade mais bem-sucedido da história, pois é muito difícil encontrar outro método de anuncio que atraia público qualificado de forma tão otimizada, evitando gastos desnecessários com anúncios para pessoas que jamais se interessarão pelo seu produto ou serviço.

A nível de comparação, quando você investe uma verba para um comercial na TV, a emissora estará te cobrando um valor baseado em todo o público dela.

Dessa forma, seu anúncio será exibido para pessoas que não tem interesse no seu produto ou serviço, pois não são seu público alvo.

Isso sem contar os casos onde a tv está ligada e não existe ninguém na frente dela, ou se tem, não está prestando atenção.

Esse tipo de desperdício de verba é raro no Google Ads se a campanha for bem desenvolvida e programada.

Além disso estamos falando de publicidade para um “cliente potencial ativo” que chegou ao seu anúncio porque estava pesquisando de forma deliberada por um produto ou serviço igual ao seu, o que deixa a conversão muito mais fácil, ao contrário do “seu José” que apenas está sendo importunado por um anúncio televisivo durante uma partida de futebol.


Quanto custa anunciar no Google?

Não existe um valor definido para uma campanha no Google e nem mesmo o custo do clique é fixo.

O Google Ads trabalha com um “sistema de leilão” e muitas variáveis serão consideradas para definir o custo de um clique.

O valor que a concorrência está investindo, a qualidade do texto e da configuração da campanha, o volume de concorrência por uma palavra chave e inclusive a qualidade do seu site serão levados em consideração.

Dito isso, fica claro que embora qualquer pessoa possa criar uma conta gratuita no Google Ads e sair anunciando seu site, é com ajuda de profissionais que essas campanhas serão melhores otimizadas para trazer mais resultados e ter um menor custo.

A qualidade da programação, conteúdo e servidor de hospedagem do seu website também é muito importante no cálculo do preço da campanha por parte do Google, então certifique-se com um profissional de que seu site está com o SEO em dia. ( Não sabe o que é SEO? Leia mais sobre o assunto aqui. )

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