Para empresas, a utilização de redes sociais para fins de divulgação de seus serviços permite a abertura de várias portas para seu negócio. No entanto, muitas vezes o desconhecimento do uso nessas plataformas faz com que o usuário não consiga explorar todo o potencial que lhe é oferecido na web.
Assim, elaboramos nove tópicos que vão lhe ajudar a não deixar nada passar batido quando a pauta for essa. Segue abaixo:
Crescimento de seguidores
Um dos erros mais corriqueiros é se preocupar somente no maior crescimento possível de seguidores, e não apenas no que importa: as pessoas realmente interessadas no seu produto. Focar em ir atrás desses seguidores vale muito mais que ter milhares de pessoas que não irão adquirir os seus serviços.
Número de caracteres
Cada rede social possui sua peculiaridade, como formato de texto, público-alvo e número de caracteres. Portanto, utilizar exatamente o mesmo texto em todas as redes sociais não é uma estratégia eficaz para quem busca crescer na internet. Fora isso, pessoas que seguem sua página em mais de uma rede social podem acabar notando que os textos são iguais, gerando uma situação desagradável.
Informações incompletas
Busque sempre passar informações completas a seus seguidores. Seu seguidor pode se decepcionar com dados pela metade, podendo até deixar de acompanhar seu perfil e, consequentemente, perdendo o interesse pelos seus produtos. Logo, preencher tudo que for possível é fundamental para um bom engajamento do público.
Posicionamentos
Definir o posicionamento da empresa acerca de certos temas é de extrema importância. Apresentar posições inconstantes ou difusas pode causar impressões contraditórias ou multifacetadas. Dessa forma, definir a opinião formada de uma empresa é um dos principais símbolos de uma associação coerente e com um planejamento estratégico traçado.
Abandono de perfil
Fazer uma publicação e só voltar a acessar a página quando for efetuar o próximo post é outro erro comum. É fundamental que você acompanhe o andamento do engajamento o seu público ao longo do tempo e responder eventuais comentários mostram ao destinatário que o remetente está comprometido com seu trabalho. E mais: analisar os horários em que o alcance de seguidores é maior também é muito importante.
Segmentar público
Criar perfis em todas as redes sociais que encontrar nem sempre faz sentido para encontrar o maior número possível de pessoas interessadas no seu produto. É necessário criar um planejamento para que sejam analisadas as redes sociais em que seu público está encontrado.
Diversifique o conteúdo
Limitar seu conteúdo apenas para falar sobre a sua empresa, produtos e promoções saturam o cliente e o faz ir embora. Visto isso, tente diversificar o que você publica na sua página.
Padronização visual
Efetuar publicações que não apresentem uma identidade visual que seja coerente com a sua logomarca ou com o meio em que você atua é mais um equívoco quanto à imagem da sua empresa. Estabelecer padrões às suas publicações, incluindo ícone e foto de capa do perfil, dá uma imagem própria a seu produto, fortalecendo a presença da sua marca.
Frequência de postagens
Também é necessário planejar a frequência com que você vai executar postagens. Publicar em excesso satura e estressa o receptor, enquanto o oposto aponta desordem e descaso da empresa. Portanto, elaboração de estudos para definir o timing ideal é de extrema importância.
Relatórios de acompanhamento
Como última observação, é altamente recomendável a elaboração de relatórios mensais, levando em consideração o planejamento, ações praticadas no período e resultados obtidos. Assim, fica muito mais fácil identificar os prós e contras do período, a fim de fazer as reparações necessárias.
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