Aplicativos de criação de logotipo são programas ou ferramentas digitais que permitem que as pessoas criem seus próprios logotipos para suas empresas ou projetos sem ajuda de um designer profissional. Eles geralmente fornecem uma variedade de ferramentas e recursos, como modelos pré-fabricados, ícones e tipos de letra, que podem ser usados para personalizar e criar uma marca.
Porém existem diversos motivos para você evitar esse tipo de estratégia na sua empresa, algumas delas incluem:
Direitos de uso
Muitos aplicativos não fornecem direitos de uso completos para os logos criados, o que significa que a sua empresa pode não ter permissão para usá-los comercialmente, ou que não consiga fazer um registro no escritório de marcas e patentes.
Falta de personalização
Os aplicativos de criação de logotipos geralmente fornecem opções pré-fabricadas, o que limita a capacidade de criar uma identidade visual única e personalizado para a sua empresa.
Qualidade limitada
A qualidade dos logotipos criados com esses aplicativos pode ser limitada devido às ferramentas e recursos disponíveis.
Limitado a uma plataforma
Alguns aplicativos só estão disponíveis para uso em uma única plataforma, o que pode limitar a capacidade de sua empresa de usar o logotipo em diferentes meios.
Utilização em finalidades distintas como Impressos e digitais podem apresentar diferença de cor e até mesmo baixa resolução, tornando o logo distorcido e embaçado.
Falta de suporte
Muitos aplicativos não oferecem suporte ao cliente, o que pode ser um problema se você precisar de ajuda para obter informações ou realizar alterações na sua marca.
Logotipo não adaptável
A maioria desses aplicativos não permitem a adaptação do logotipo para diferentes tamanhos e formatos, o que pode prejudicar em muito a aplicação da marca em varias situações.
Falta de criatividade
Ao usar esses aplicativos, a criatividade é restrita, o que pode resultar em um logotipo semelhante a outros já existentes no mercado.
Falta de profissionalismo
Ao usar um aplicativo para criar um logotipo, pode faltar profissionalismo e ser visto como uma escolha “amadora”. Isso pode depor contra a imagem da empresa, gerando baixa confiança nos clientes e com isso acarretando na perda de clientes.
Além disso, profissionais saberão aplicar técnicas conceituais ao logo, como teoria das cores, conceitos tipográficos e muitas outras técnicas que visam atingir um público alvo específico.
A maioria das pessoas que utilizam esses aplicativos não tem conhecimento sobre tais teorias, o que pode gerar logotipos que não atendem em nada o publico alvo da empresa.
O logo não pode ser revisado
A maioria desses aplicativos não permitem que um designer profissional revise ou faça alterações no logotipo após ele ser criado.
Pode ser usado por outras empresas
Alguns aplicativos podem vender ou disponibilizar o mesmo logotipo para outras empresas (muitas vezes até concorrentes diretas), o que pode resultar em confusão de marca e problemas legais.
Em resumo, usar softwares para criar logotipos pode restringir a criatividade e a capacidade de criar um design único e original, além de ter riscos de se parecer com outros já existentes no mercado. A falta de experiência e de personalização também são desvantagens. Haverá menos garantia de que o logotipo será eficaz e duradouro