Em meio ao caos causado pela Pandemia do Coronavirus e as medidas sociais adotadas para sua contenção, como a quarentena, muitas empresas vivem incertezas de como proceder nesse momento tão crítico.
No momento, com milhares de vidas em jogo, é certo que o foco deve estar na saúde das pessoas e nas medidas de contenção do vírus, pois a ação de cada um de nós terá impacto na segurança e futuro de toda a nação. Mas como minimizar os danos disso? Como agir para que os efeitos sejam minimizados?
não temos todas as respostas para isso, mas trago abaixo algumas recomendações para que você, empresário, lide da melhor forma possível com a atual situação.
Coloque a saúde das pessoas em primeiro lugar
Em um momento de economia praticamente congelada, Empresários temem falir e fecharem seus negócios, trabalhadores temem serem dispensados e autônomos temem não gerarem renda para colocar comida na mesa.
O momento é calamitoso e a empatia se torna fundamental para todos neste momento.
Se sua empresa não reúne um ambiente seguro para que os funcionários desenvolvam sua rotina sem riscos de contaminação, você deve dispensa-los de suas atividades.
Isso não quer dizer que você tenha que demiti-los ou deixá-los sem exercer nenhuma tarefa em outros lugares, trataremos disso mais adiante, mas o recado está dado. Se não existe segurança, não obrigue seu funcionário a comparecer fisicamente na sua empresa.
Adeque a linguagem de comunicação de sua empresa
O momento é sério e requer comunicação e ações sérias.
Se sua empresa tem uma comunicação alegre, informal e despojada para com o público, reveja essa prática, por hora.
Muitas pessoas podem se incomodar com uma comunicação nesse tom, no atual momento, e tudo o que você não quer agora é perder mais clientes por conta de antipatia com sua marca.
Use a tecnologia para reduzir o contato e deslocamento humano.
Estamos em 2020, um mundo onde você pode facilmente realizar uma reunião por vídeo, uma palestra por streaming, e até mesmo gerenciar uma rotina de trabalho em grupo por softwares de gestão como Trello, Asana, Runrun.it, dentre outras.
Pesquise sobre essas ferramentas no Google e Youtube, ou consulte um especialista, como nós da Agência Grifo, pois teremos prazer em ajuda-los com informações a respeito, e sem custo.
Com essas tecnologias, grande parte das empresas podem continuar a produzir, mesmo com a sede física fechada, em regime de home office.
Mantenha seus clientes e parceiros informados
No meio de tanto caos, procure fazer de sua empresa a mais transparente possível e não permita que seus clientes e parceiros fiquem em dúvida.
Utilize todos os meios disponíveis, como site, redes sociais, whatsapp, telefone, e-mail, etc, para informar a todos de atitudes tomadas em relação a crise.
Informe horários especiais e fechamentos temporários aos seus clientes. Antecipe dificuldades de fornecimento e atraso para aqueles que você presta serviços.
Não espere ser questionado por tais medidas, pois isso só irá gerar mais trabalhos para você e sua empresa, além de criar possíveis descontentamentos com aqueles que dependem de você.
Aumente o rigor de higiene.
Sabonete e Alcool gel são a palavra da lei nos últimos dias. Limpe suas mãos constantemente durante o dia e exija que seus funcionários façam o mesmo.
Caso sua empresa ainda esteja aberta a público, tenha atenção especial a famigerada maquininha de cartão. Mantenha um vasilhame de álcool gel no balcão e solicite que seus clientes higienizem suas mãos com o mesmo, tanto antes de pegar na maquininha, quanto depois.
Mantenha janelas abertas para que o ar propague pelo ambiente, aumentando a circulação de ar e reduzindo o risco de uma partícula de vírus ficar enclausurada, aguardando um hospedeiro.
Seja flexível com seus clientes e fornecedores.
Como já dissemos, será inevitável que a maioria das empresas do Brasil passem por uma profunda crise financeira nos próximos dias.
Esteja aberto a renegociações e seja compreensivo com atrasos.
Demoras em recebimento de mercadorias por parte de fornecedores também serão constantes devido à redução de mão de obra e escassez de produtos no mercado.
Ninguém no Brasil estava preparado para tal acontecimento e é fundamental que todos sejamos compreensíveis uns com os outros. Você também precisará que outros sejam compreensíveis com você em algum momento.
Reduza as burocracias
Burocracias existem por um motivo, organizar e padronizar processos.
No entanto em um período de crise como este, nem toda burocracia precisa ser mantida.
Muitos processos podem ser simplificados temporariamente, reduzindo o tempo de execução e com isso podendo diminuir a exposição de um funcionário, ou até mesmo reduzindo sua carga de trabalho para que ele possa ficar por mais tempo em casa.
Folhas de ponto, Catracas com sensores de digital, entre outros, podem ser evitados para reduzir ao máximo o contato dos funcionários com superfícies possivelmente contaminadas.
Não abandone sua estratégia de Marketing Digital.
Em meio a crises financeira é comum empresas deixarem de investir em marketing para aplicarem o recurso em outras áreas.
Num momento de crise mundial e enclausuramento, essa estratégia não poderia ser mais errada.
Nunca nos últimos anos tantas pessoas estiveram conectadas a internet e por tantas horas no dia. Se existe um momento ideal para você ser visto por um possível futuro cliente, o momento é esse. Caso contrário o seu concorrente pode estar agindo nesse exato momento e roubando aquele seu cliente de longa data, que não voltara a ser seu após a crise.
Mantenham suas campanhas de marketing e se possível alterem seus conteúdos para que elas englobem o momento, com dicas de prevenção, palavras de encorajamento e ações de conscientização social.
Atenue prejuízos.
Se sua empresa trabalha com venda de produtos ou serviços com alguma antecedência e esse serviço não poderá ser prestado no momento, invista em campanha e convencimento para que seu cliente não cancele o negócio, e sim o adie.
Tal medida vem sendo tomada por empresas aéreas, por exemplo, que estão permitindo que seus clientes reagendem suas viagens pelo período de um ano. Dessa forma as perdas financeiras serão diminuídas e você poderá manter o relacionamento com seu cliente.
Faça da tragédia uma oportunidade de mudanças.
O ramo alimentício vem sofrendo uma grande mudança com a pandemia. A necessidade de fechar estabelecimentos fez com que uma enorme massa de restaurantes e lanchonetes tenham aderido ao delivery por aplicativos mobile.
Essa onda está modernizando o processo de muitos desses estabelecimentos “meio que na marra” e muitos deles sairão maiores dessa crise.
Muitas empresas de outros setores podem tomar isso como exemplo e seguir o mesmo caminho.
As vendas on-line estão cada vez maiores no Brasil, tanto em sites (ecommerce) quando nas próprias redes sociais, que hoje em sua maioria já permitem venda on-line dentro de seus próprios sistemas alcançando uma incrível taxa de 20% do total de venda na internet em 2020.
Reflita como sua empresa pode tirar vantagem desse meio eletrônico e como você pode adicionar uma nova linha de vendas para seu negócio.