Pense na seguinte situação:
Você pega seu celular para ligar para um amigo, mas você não tem o número dele salvo na agenda e nem sabe seu número de telefone de cór.
Mesmo assim, você apenas digita o nome ou apelido dele no teclado, e pronto, a ligação é feita.
Seria ótimo e prático, não é mesmo?
Mas infelizmente essa tecnologia ainda não existe. Bom, pelo menos não existe para número de telefone, mas é exatamente isso que acontece quando você digita o endereço de um site na internet.
Assim como seu amigo possui um número de telefone, todo servidor de hospedagem de site tem um número de IP para ser acessado, mas seria muito difícil para as pessoas decorarem tantos números de site no dia a dia, não é mesmo?
Para isso existe o domínio.
O domínio (também conhecido como endereço de site) nada mais é que um “apelido” para o número de IP do servidor do site. A diferença é que pessoas podem ter nomes e apelidos iguais, enquanto um site jamais terá o mesmo nome do outro.
O domínio, portanto, será como uma impressão digital que garantirá ao seu dono a exclusividade de utilizar aquele nome na internet, gerando confiança e credibilidade para quem o acessa.
Porque devo adquirir um domínio próprio?
Você não acha estranho quando uma empresa entra em contato por e-mail, e quando você vai verificar o endereço, repara que é @hotmail, @gmail, ou coisas do tipo?
Ou então quando vai entrar no site dessa empresa e percebe que o endereço é “.blogspot.com” ou “.wix.com”?
O que acontece é que essas empresas não tem um domínio próprio, então utilizam de sub-domínios gratuitos de outras marcas que fornecem esse tipo serviços.
O problema é que domínios de terceiros, não passam profissionalismo, não fortalecem a marca da empresa e muitas vezes até geram desconfiança sobre sua autenticidade.
Dessa forma, é fundamental que sua empresa tenha um domínio próprio se quiser ser levada a sério na internet.
Não confunda Domínio e hospedagem de site
Uma dúvida que sempre surge em quem está criando seu primeiro site na internet é sobre o domínio e a hospedagem. Muitas pessoas podem confundir e achar que são a mesma coisa, mas não são.
Um site para ser acessado por todas as pessoas na internet precisa estar instalado em algum servidor ligado e conectado à rede mundial 24 horas por dia.
O domínio fará o papel de ligar as pessoas que querem acessar o site, ao servidor onde ele está instalado.
A esse servidor damos o nome de “Host” ou Hospedagem do site.
Portando para a sua empresa ter um site na internet, ela precisa adquirir os dois, a Hospedagem e o domínio.
As vantagens de ter um domínio próprio
1) Aumento na credibilidade
O domínio próprio como dito acima, transmite profissionalismo e confiança para os usuários.
2) Possibilidade de criar e-mails personalizados
Digamos que você registrou o domínio “minhaempresa.com”. Com esse domínio em mãos, você pode não só criar um site com esse nome, mas também e-mails com essa extensão. Ex: “meu.nome@minhaempresa.com“
3) Melhor ranqueamento no Google.
Sites com sub-domínios de empresas gratuitas como Wix, WordPress, Blogspot, entre outros, não costumam ranquear bem no Google ou em qualquer outro mecanismo de pesquisas.
Ter um domínio próprio é garantia de que você será “melhor visto” pelo robô de pesquisa do Google.
Como adquirir um domínio.
Antes de responder essa pergunta, é importante saber qual a extensão de domínio você deseja adquirir.
Se a intenção é ter um domínio global como o “.com” ou o “.net”, as opções de lugares para fazer o registro serão infinitas, pois praticamente qualquer empresa de hospedagem de site fornece esse tipo de serviço. A GoDadddy e a Google Domains são alguns exemplos.
Já se sua intenção é ter um domínio nacional “.com.br” ou regional “.campinas.br” você obrigatóriamente terá que fazer o registro no site do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br)
O Núcleo também é responsável por registro de domínios específicos para áreas de atuação e profissionais liberais, como por exemplo “.avd.br” (para advogados) e “.med.br” (para médicos)
A lista completa de categorias de domínios disponibilizados pela NIC.br pode ser encontrada no endereço abaixo: